Verdadeiro ou Falso

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Verdadeiro ou Falso

Mensagem por Dinonemesis em Seg Abr 11, 2011 8:10 pm

Relembrando a primeira mensagem :

verdadeiro, e ja joguei o 03, 04, e o 07

next esta com um tedio de meia noite

Dinonemesis
Glatorian Secundário
Glatorian Secundário

Masculino

Widgets : 523
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://bionicleportal.wordpress.com

Mensagem por CaveShinobi em Sab Abr 23, 2011 9:24 pm

Verdadeiro; a não se que a espanhola seja para propósitos comédicos. Nesse caso não tenho problemas.

O próximo tem uma internet instável.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Ver perfil do usuário http://cave-shinobi.deviantart.com

Mensagem por Guiler em Dom Abr 24, 2011 12:42 am

No computador e PSP falso (a interface da internet do PSP é diferente, mas nunca ou raramente falha) no notebook verdadeiro.

a próxima pessoa acabou de ter uma discussão com os pais

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Widgets : 1740
Reputação : 7

Ver perfil do usuário http://guiler-717.deviantart.com

Mensagem por brenucci em Dom Abr 24, 2011 8:04 am

Falso, apesar de que eu discuta bastante com a minha mãe, deve ser a convivência, eu não fico muito tempo com meu pai, então não discuto muito com ele....

O próximo fez uma GRANDE besteira recentemente (como eu que acabo de apagar quase 70GB de música do computador sem criar um ponto de restauração.......)

brenucci
Agori
Agori

Masculino

Widgets : 279
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por CaveShinobi em Dom Abr 24, 2011 6:27 pm

Falso. (ah, só uma pequena nota de lado: a tua imagem de apresentação adequa-se ao teu post Razz)

O próximo costuma usar o skype.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Widgets : 796
Reputação : 2

Mensagem por Guiler em Dom Abr 24, 2011 10:24 pm

Falso. Uso poucas vezes

A próxima pessoa gosta do jogo Shadow of the Colossus

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Seg Abr 25, 2011 9:50 pm

Verdadeiro. Acho que é um dos melhores exemplos de videojogos como uma forma de arte, até.

O próximo gosta da série SSX.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Pedro DM em Dom Maio 01, 2011 5:33 am

falso,não conheço
O próximo gostou dessa iniciativa:
http://www.youtube.com/watch?v=Q4rEJr3sUO8&feature=channel_video_title

Guiler sobre aquela resposta do meu ultimo tópico,tenho que concordar com vc em algumas coisas, não sou contra a evolução,por acreditar em Deus e no Big Bang. A evolução é um fato,uma habilidade de TODOS o seres, e tenho que rever-me melhor, realmente a separação de igrejas são formas diferentes de interpretar seus fatos,não uma separação entre elas,eu sabia disso mas acho que pensei assim por uma coisa que minha irmã disse uma vez.

Pedro DM
Agori
Agori

Masculino

Widgets : 281

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nuparu em Dom Maio 01, 2011 8:19 pm

Verdadeiro, eu gostei(embora o felipe neto seja apenas mais um poser da net). O que ele disse é verdade, o governo nos explora muito, e fomos treinados para não fazermos nada. A única solução é a educação(coisa que felipe neto falou no vídeo "políticos"). Infelizmente isso não é conveniente para eles, então vai ser difícil.

O próximo entrou em http://www.precojustoja.com.br e fez parte do "projeto".

Nuparu
Piloto
Piloto

Masculino

Widgets : 400

Ver perfil do usuário

Mensagem por CaveShinobi em Dom Maio 01, 2011 11:27 pm

Falso.

O próximo já foi acusado de fazer batota num jogo online (eu já. Depois de mandar uns 3 headshots seguidos no Counter-Strike ._. )

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Qua Maio 04, 2011 8:24 pm

Falso

A próxima pessoa sabe que curso e faculdade cursar e qual carreira seguir

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Qui Maio 05, 2011 11:09 pm

Verdadeiro e falso. Sei que vou para um curso de Design. Nisso não há dúvidas. Agora, não tenho a certeza absoluta para que ramo de Design irei trabalhar.

O próximo esteve a arrumar o quarto recentemente.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Sab Maio 07, 2011 2:50 pm

Falso, fazem uns 6 dias que arrumei.

a próxima pessoa já foi a um evento de mangá/anime

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Sab Maio 07, 2011 4:35 pm

Verdadeiro. Ou, quero dizer, semi-verdadeiro, porque aquele evento era tão pequeno e fraco que nem quis ficar lá por muito tempo. Foi para aí há uns dois anos no Porto. Acho que era Otaku Summerfest. Basicamente, cheguei lá ao sítio onde ia ser a convenção e apenas encontrei uma dúzia de pessoas a fazer cosplay. E pronto. Foi só isso.

O próximo tem uma figura da Revoltech (eu não tenho nenhuma, mas queria poder comprar uma figura de uma Eva-Unit ou do Jehuty).

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Dom Maio 08, 2011 3:59 pm

Falso. Mas gostaria de ter.

a próxima pessoa tem muitas camisetas de anime e jogos de videogame

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Dom Maio 08, 2011 8:30 pm

Falso. Todas as minhas t-shirts são lisas. Absolutamente TODAS. Cor sólida, 100%.

O próximo detesta o facto de algumas aulas (como as de Inglês e Filosofia) abordarem vários temas sempre de uma determinada forma que acaba por gravar as ideologias do estado/ideias "politicamente correctas" nas mentes dos alunos.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Dom Maio 08, 2011 10:23 pm

Verdadeiro, estudei numa escola particular completamente retrógrada durante bom tempo, escola que tinha uma capela e o pastor, desconhecedor da própria bíblia (ou seja, sua fé era irracional) passava palestras que buscavam reduzir o senso crítico dos alunos. Para quem já tinha senso crítico por conhecimento de base pessoal, não passava de uma perda de tempo. Mas para quem não conhecia nada, só servia de afirmação para seu desconhecimento. Possíveis aulas úteis eram substituídas com a futilidade religiosa e moralismo tendencioso.

Contudo, na escola em que estudo atualmente isso até não ocorre muito, mesmo sendo pública/estadual (geralmente atribuída á "ideologia do estado"). Muitas vezes critica-se, mesmo que superficialmente, o material oferecido pelo estado e suas decisões no setor educacional (crítica que ao meu ver só é interessante aos professores no que toca á sua profissão). A maioria dos professores e alunos preferem não falar sobre assuntos em que haja probabilidade de contrariar-se a sua moral; se afirmam-se as "ideias politicamente corretas" é indiretamente pela passividade dos alunos e professores, fuga ao argumento e desinteresse no conhecimento e discussão.

Em filosofia, o professor até apresenta uma pequena amostra (pequena, sim, porém não há como ser diferente com uma única aula de filosofia na semana) de autores e ideias interessantes (Schopenhauer, Nietzsche, Foucault, entre outros), mas os alunos nem sequer refletem sua utilidade prática. Preferem crer no que lhes fora encucado pelos pais desde que nasceram, rejeitando a prática do pensamento. Agem com uma tendência mascarada de neutralidade: não sabem de nada, não querem saber de nada e não querem que ninguém saiba de nada.

Quando há uma brecha para comentar algo do gênero (ética X moral, ideologia popular, seus efeitos na sociedade, a imparcialidade do estado, ilusão nacional, religiosa e metafísica, interesse institucional, matriz egocêntrica componente da sociedade e causas do comportamento automático contemporâneo) com alguns colegas de classe, simplesmente dizem que não querem saber, pois "política e religião são pessoais, não se discute". É uma negação ao conhecimento.

A próxima pessoa tem um grande tédio durante o período escolar por falta de discussões interessantes.

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Seg Maio 09, 2011 1:49 am

Verdadeiro. A única pessoa com quem consigo ter uma discussão inteligente e decente está na universidade, noutra cidade; ou seja, só nas férias é que dá para ter debates de jeito.
De resto, só tenho um colega pretensioso na minha turma. Um gajo que gosta muito dos temas "oh-tão-filosóficos" mas nunca diz coisa com coisa. Eu tento discutir com ele e o gajo apenas começa a dar umas não sei quantas voltas à questão e deturpa tudo o que alguém lhe diz. Ex: uma vez ele disse que não devemos julgar os outros. Eu disse que não julgar os outros é impossível, porque nós estamos constantemente a julgar tudo que nos rodeia; é a nossa natureza. Resposta dele? "É da nossa natureza destruir os habitats dos outros animais para o nosso proveito. Isso está correcto?" Portanto já podem ver como ele gosta de usar exemplos excessivamente rebuscados. Só para não dizer que a meio da discussão estava a fazer uma confusão de todo o tamanho que não dava para entender.

Outro amigo meu parece que discute mais pelo orgulho que pela obtenção de respostas lógicas e o seu método de discussão é "não deixar a oposição falar, de modo a que esta perca as palavras". Lamento, mas isso não é um método correcto para discutir temas como o que é correcto e o que não é. Além de que ele também usa exemplos exagerados. Uma vez disse que não devia ser permitido criar Dobermanns por uma característica que essa raça tem: quando chega a uma certa idade, o cérebro atrofia no crânio, o cão sofre, enlouquece e torna-se perigoso. É raríssimo esses cães morrerem por idade. Quase sempre são abatidos por isso.
Ora, isso é um problema genético, e, obviamente, não queremos que isso continue, pois é um risco para as pessoas que rodeiam o animal, dá-lhes uma vida anormalmente curta e um fim desnecessariamente doloroso. Logo, esteriliza-se os cães dessa raça (o que até não faria nenhuma diferença em termos ecológicos, visto que, como essa raça foi "produzida", não tem um nicho no ambiente), de modo a evitar que o géne responsável por isso se espalhe.

"Se aplicas isso num animal, também tens que poder aplicar num humano."

Muito bem. Concordo. Não vamos deixar que alguém com Síndrome de Down se reproduza. Obviamente, não queremos aumentar a população de deficientes, porque são dependentes, prendem as suas famílias, etc. São um estorvo, no fim. São coitadinhos? Não têm culpa de nada? É verdade. Mas isso não quer dizer que os devemos adorar. Muito pelo contrário: temos de combater esse tipo de nascimentos que apenas trazem prejuízo.

Então começa a deturpação do que eu digo:
"Então, para já, era matares esse pessoal todo. Outro Holocausto!"
"Já que queres matar os deficientes, porque é que não me matas, também? Como podes ver, eu tenho uma deficiência na pele. Enquanto tu tens para aí uma chance de 0.1% de apanhar cancro da pele, eu tenho logo uns 5%."

Mas isso não é uma deficiência crítica e debilitante.

"Também tenho sinusite, e quando me dão ataques de espirros fico debilitado."

Chego aqui e percebo que não dava para discutir mais. Ele estava apenas a discutir com o propósito de me provar como errado, independentemente da sua razão.

O resto das pessoas com quem discuto são pessoas online que, verdade seja dita, não é raro dizerem apenas disparate atrás de disparate.

O próximo também costuma ter dificuldades em debater com outras pessoas devido ao orgulho dos outros.

@Guiler
Na minha escola, ou melhor, nas escolas Portuguesas, o "endoutrinamento" vai mais pelo martelamento constante das ideias politicamente correctas e insistência de que o mundo funciona de uma certa forma que é falsa na disciplina de Inglês e pela imparcialidade da apresentação de certas ideologias em Filosofia. Isto é, daquilo que experienciei até agora e me lembro.
Neste preciso momento, em Inglês, andamos a falar das "Nações Arco-Íris", como a África do Sul e como se os povos desses países fossem muito amigáveis e tolerantes e isso tudo. Isso decepciona-me. Especialmente a mim, que já estive a viver lá para aquelas bandas e sei que não é nada disso do que se passa. As pessoas não são "oh-muito-tolerantes" e isso tudo. Nada disso. Embora, de uma forma geral, não haja muitos problemas assim à superfície, uma pessoa começa a notar coisas graves mal observa aqueles pontos mais críticos. Em Maputo, capital de Moçambique, um branco é sinónimo de rico. E isso é sinónimo de não poderes andar livremente. Não podes sair à noite calmamente. Não podes confiar na população geral; a maior hipótese é que te tentem roubar assim que te apanharem de costas voltadas.

Agora venham-me dizer que isso é tolerância e é muito bonito. Eu sei que Maputo não é África do Sul, mas são zonas geograficamente próximas e também já ouvi dizer que o que se passa nesse país não é muito diferente daquilo que vi em Moçambique.

Depois, em Filosofia, por exemplo, é de notar como no livro vinha lá a dizer que o Relativismo Cultural e Etnocentrismo são muito maus e isso, enquanto o Interculturalismo é bom. Agora digam-me que isto não é imparcialidade, tendo em conta que nos deviam estar a apresentar certas ideias tal como são e a suscitar-nos o pensamento crítico. Olhem, digo já que me suscitou o pensamento crítico: para apontar falhas na apresentação da matéria. Ah, e também estão constantemente a dizer que a Democracia é muito boa! Mais uma vez, imparcialidade.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Seg Maio 09, 2011 9:09 pm

Ás vezes, não tão frequentemente, isso ocorre (até porque na minha escola poucas pessoas aderem sequer a uma discussão sobre um assunto, por exemplo, como você indicou na questão genética e "deficiência" e efeitos na sociedade). Na minha escola há uma certa repulsa em iniciar alguma conversa do gênero, pois algumas "opiniões" são muito "pessoais". Me pergunto que opinião não seja pessoal, não há nada que não possa ser discutido.

Por outro lado, sempre quando discuto com alguém da minha família, há muito orgulho ( talvez o "status" de mais velho e a suposta experiência de vida interfiram na discussão) involvido. É como se alguém for jovem remeter necessariamente sua interpretação do mundo como infantil, quando na verdade pode ser bem mais prática do que o apelo metafísico e estratagemas de escape da realidade (muitas vezes miserável) da visão que algumas pessoas com "experiência de vida" (apenas idade avançada não remete necessariamente a experiência ou compreensão) criam sobre o mundo quando estão numa zona de conforto.

Chego aqui e percebo que não dava para discutir mais. Ele estava apenas a discutir com o propósito de me provar como errado, independentemente da sua razão.

O resto das pessoas com quem discuto são pessoas online que, verdade seja dita, não é raro dizerem apenas disparate atrás de disparate.

Vê-se que muitas pessoas não se importam realmente com fatos ou razão; por outro lado só querem afirmar sem embasamento prático o que crêem - e tentam muitas vezes se posicionar numa "zona de conforto", abortando a discussão iniciada.

Quanto á questão da democracia... creio que isso é afirmação comum em qualquer escola, mesmo que a democracia como se idealiza nunca houve ou haverá, continuam a insistir de que a república partidária é a democracia, é uma forma de poder imparcial e realizado (mesmo que indiretamente) pelo povo. O fato é que o povo muitas vezes confunde representação de seus interesses com representação de interesses de um grupo específico (seja uma ou várias instituições, de vários fins, ligados ao estado ou não), ou pelo menos aceita qualquer coisa como se fosse seu interesse. É mais uma forma de escape, lógico, crer na importância de seu voto, quando este na verdade é tão inútil -até porque os candidatos, independente do que pensam, tem papéis a cumprir, e sua administração é completamente automatizada.

-

O mesmo sobre o interculturalismo e "nações arco-íris". O Brasil é um exemplo do que se refere a "multicultural", pois a miscigenação trouxe uma certa mistura de valores e etc. Mas isso não é, como a mídia de forma geral se refere, tão neutro. Uma boa parte de pessoas com que convivo tem um preconceito, superficial ou não, com pessoas das regiões norte ou nordeste (muitas vezes agrupados e generalizados sobre o nome "baianos" - a Bahia é um estado constituinte importante da cultura brasileira pós século XVII; no entanto alguns estereótipos frutos da visão atrofiada do crescimento urbano de regiões do sudeste por exemplo condenam alguns grupos de regiões norte e nordeste como "menos desenvolvidos") e com indígenas da própria região sudeste.

A questão de desenvolvimento, subdesenvolvimento e não desenvolvimento é uma das maiores causas desse preconceito. É engraçado, por exemplo, algumas pessoas não admitirem a visão do conde de Gobineau sobre o Brasil e terem na prática a mesma ideia: o que chega a ser uma cultura mais ou menos desenvolvida que outra? Há real necessidade de, por exemplo, monopolizar a população a fim de extinguir os últimos traços culturais de uma sociedade nativa "isolada" incluindo-a na figura do Brasil? Se o Brasil é um país multicultural, porque há diferenciação entre membros de regiões específicas sobre os outros? A existência de diferentes etnias num país não quer dizer nada ao que toca á cultura. Por sinal, a maior parte da população ainda segue um padrão "cultural" independente de sua etnia: a variedade é de fato baseada em pequenos detalhes, é mínima.

Na minha escola, a professora de geografia passou uma pesquisa para os alunos realizarem sobre "as raízes históricas da xenofobia e preconceito na Europa em relação a povos estrangeiros". Vê-se pelo título a imparcialidade e a inadmissão da base xenofóbica também presente em países/continentes além dos europeus. Primeiro que referir-se culturalmente associando uma figura única á Europa é um tremendo engano. Assim como estereotipar o Brasil sobre uma única imagem também é. Em suma, é irônico conviver com pessoas que desgostam do estereótipo brasileiro vindo do exterior e são um tanto quanto preconceituosos a nível interregional dentro do país. Em maior ou menor grau, a ideia, o equívoco, a prática é a mesma.

-

Em relação á questão de animais e humanos: o valor de ambos é naturalmente igual. Só valores artificiais, como justificativas equivocadas de algum interesse (no contexto atual, sobretudo lucrativo) é que buscam criar esta diferenciação inexistente. Pois a capacidade de senciência e razão não dependem de um padrão civil, manuseio de ferramentas ou linguagem literal. Se fosse assim, várias pessoas com "deficiência" também poderiam ser assassinadas e usadas por algum mercado para lucro. Mas aí já é outro assunto.

A próxima pessoa tem facebook

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por CaveShinobi em Seg Maio 09, 2011 9:22 pm

Verdadeiro, mas não o uso. Só criei uma conta para poder ver umas fotografias de uma amiga minha há cerca de um ou dois anos.

O próximo é tratado parcialmente por algum professor. Pessoalmente, sinto que sou tratado assim, tal como grande parte da minha turma, pela minha professora de Desenho. No turno em que estou, ela costuma "esquecer-se" de nos comunicar certos detalhes sobre os trabalhos que temos de fazer, e as notas são, geralmente, mais baixas que as de alguns alunos do outro turno. Digamos que esses alunos são favorecidos. Houve uma vez que entregaram um trabalho depois do prazo, e, por isso, deviam ser descontados cerca de dois valores. Um deles chegou a ter 19. Agora, onde é que 19 + 2 é igual ou menor que 20? Falho em entender essa lógica espectacular!

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Nuparu em Ter Maio 10, 2011 1:25 am

Verdadeiro. Por parte de vários professores, mas não é baseado em turmas, e sim na posição que ficamos na sala. No começo do ano eu e meus amigos ficávamos no fundo da sala. Toda a sala conversando sobre assuntos totalmente ridículos(como videogame, moda e etc.) e nosso grupo discutindo sobre assuntos realmente produtivos(como filosofia às vezes, religião... embora nós também perdessemos tempo com assuntos idiotas). Os professores sempre reclamavam com a gente, fomos até expulsos de sala, mesmo sendo o grupo que estava incomodando menos. Então fomos sentar um pouco mais na frente. Na verdade fizemos isso porque alguns professores só davam aula para quem sentava na frente, ignorando os que estavam no fundo e falando baixo. Bom, os professores continuam perseguindo a gente. E pra piorar vem uns moralistas que atrapalham mais que a gente e dizem que nós que conversamos...

O próximo sofre algum tipo de preconceito na escola

Nuparu
Piloto
Piloto

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por CaveShinobi em Ter Maio 10, 2011 8:44 pm

Verdadeiro, embora seja algo absolutamente mínimo. É a panca de que eu sou ligeiramente estranho por gostar muito de videojogos Razz mas isso não afecta o meu dia-a-dia nem nada.

O próximo já teve alguma situação bombástica com um professor (como calá-lo com todas as verdades referentes à sua incompetência, falar contra o professor, cara-a-cara, pela turma inteira, coisas assim).

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Guiler em Ter Maio 10, 2011 10:44 pm

Que eu me lembre, falso. Pelo menos não em frente á ou pela turma inteira, já questionei a incompetência de alguns professores falando com eles, mas nada que tomasse a atenção da sala.

A próxima pessoa é considerada por alguns professores como "mais conhecedor" ou crítico do que o resto da turma numa diferença gritante.

No primeiro ano do ensino médio, no primeiro dia da aula de português a professora pediu que os alunos escrevessem uma redação sobre medidas de proteção ao ambiente, e dias depois ao ler as redações a professora não admitia que eu tinha escrito a minha redação, tendo inclusive escrito que "copiei de alguma fonte", pois a linguagem "indicava nível de faculdade". Depois de pedir a opinião de outros alunos sobre mim e minha redação a professora concordou que a redação era minha. Ainda acho que ela tinha uma baixa expectativa de conhecimento ou conceitos vindo de um grupo de pessoas da faixa de 14-15 anos, aquilo foi um exagero...

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por Nuparu em Qua Maio 11, 2011 1:55 am

Até o ano passado eu era, mas agora que entrei no ensino médio numa escola técnica, os professores são arrogantes demais pra admitir que algum aluno possa ser "inteligente". Sem falar que por algum motivo as minhas notas nas minha melhores matérias(matemática, etc.) baixaram muito, mesmo que o problema não seja eu, e sim provavelmente o professor, já que isso aconteceu com todos.

O próximo é conhecido pelos professores como "o pior aluno da classe"

Nuparu
Piloto
Piloto

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Guiler em Qua Maio 11, 2011 2:05 am

Falso

a próxima pessoa mora em alguma cidade do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul)

MOCS

Guiler
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por Byte em Qua Maio 11, 2011 2:08 am

Verdadeiro xD

O próximo gosta de alguém na escola...

Novos Arquivos BIONICLE
A história pode continuar!

Byte
Admin
Admin

Masculino

Widgets : 308
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por CaveShinobi em Qua Maio 11, 2011 6:50 pm

Gostar gostar assim de uma forma "especial". Verdadeiro e falso. Verdadeiro, já estive nessa situação e ainda estou. Falso, essa pessoa já não está na mesma escola que eu. Ou melhor, eu é que já não estou na mesma escola que ela, porque eu é que me mudei.

O próximo teve problemas de integração nalguma turma no passado.

CaveShinobi
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:39 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo