GA BIONICLE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chega um novo titan... MATA NUI!

+8
Lhikan
Toa Nujaka
brenucci
Xoninhas
Guilherme
zsdiogo
pipowwe
Guiler
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Guiler Sex Jun 05, 2009 8:35 pm

Olá!
Finalmente chegou uma imagem da edição especial do Mata Nui (sua forma de titan)! cheers Vejam abaixo!
http://www.brickshelf.com/gallery/Phyoohrii/stuff/blogstuff/titan_mata.jpg

Não me parece muito especial, sinceramente, tem uma construção semelhante á do Takanuva do ano passado (isso pode ser notado nos braços dele) e praticamente nenhuma peça nova. Mas vale dar uma olhada!
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Convidad Sex Jun 05, 2009 8:38 pm

nao ta mau parece kuase a sua forma canister mas de diferente forma de construçao pelos jeitos vai ter a mascara de 2008 mas em dourada e a antiga cabeça dos toa metru mas ta fixe gostei

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Guiler Sex Jun 05, 2009 8:53 pm

Gelu escreveu:nao ta mau parece kuase a sua forma canister mas de diferente forma de construçao pelos jeitos vai ter a mascara de 2008 mas em dourada e a antiga cabeça dos toa metru mas ta fixe gostei

A máscara não me parece dourada, pelo que tudo indica é mesmo amarelo.
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Convidad Sex Jun 05, 2009 9:46 pm

parecia-me dourada pk e um amarelo mais claro e parece mas pelos jeitos nao e enganei-me desculpem Embarassed

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por pipowwe Sáb Jun 06, 2009 1:48 pm

pelo menos ja sabemos que ira ter a sua espada do filme, mas agora o escudo esta mesmo feio, nao gostei nada deste mata nui, so me interessa a espada pk nao ha no set original e outras peças basicas....
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por zsdiogo Sáb Jun 06, 2009 2:55 pm

holy moly!
zsdiogo
zsdiogo
Lider
Lider

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 1134
Widgets : 153
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Guilherme Sáb Jun 06, 2009 5:03 pm

pelo que vi nessa imagem, mata nui saira em agosto, e os outros em setenbro
Guilherme
Guilherme
Glatorian Secundário
Glatorian Secundário

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 554
Widgets : 151
Reputação : 0


http://www.bionicle.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por zsdiogo Sáb Jun 06, 2009 6:17 pm

reparem nos dedos dele. são feitos de pessas nunca antes utilizadas nos bionicle e sim na exoforce
zsdiogo
zsdiogo
Lider
Lider

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 1134
Widgets : 153
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Xoninhas Dom Jun 07, 2009 2:21 pm

Vou citar um membro do Bzpower:

First I was 'Ew.'
Then I went, 'IT'S NOT GOLD. WHY LEGO WHYYYYY?!'
Then I saw the neck and thought, 'Wow, it's reallly long.'
Then I saw that the waist was horribly thin.
Then I said, 'That pose is horrible.'
Then I'm like, 'Wow, the torso and leg designs are cool.'
After that, 'But the arms look weird compared to them.'
Then I realized Takanuva '08 was basically the same thing. And he was pretty cool.
Then I came to the conclusion this was basically Takanuva '08 in a different color and with a different mask.
And then I was all happy.
But finally, I said to myself, 'Skopio seems better.'.
Xoninhas
Xoninhas
Honra
Honra

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 1893
Widgets : 214
Reputação : 0


http://mln.lego.com/en-us/Publicview/xoninhas11.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por brenucci Dom Jun 07, 2009 7:46 pm

Bem....basicamente não é um set ruim,mas eu concordo plenamente com Xoninhas,o Skopio XV-1 é bem melhor
brenucci
brenucci
Agori
Agori

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 276
Widgets : 279
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Convidad Dom Jun 07, 2009 11:09 pm

eu tb acho o melhor large set e sem duvida o skopio tem um design espectacular mas acho k de todos os large sets os melhores foram os deste ano mesmo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Guiler Seg Jun 08, 2009 7:31 pm

Partilho a mesma opinião sobre o Skopio, e sobre isso não há dúvidas, até porque é o set Bionicle com mais peças inclusas (sem contar os playsets).

Quanto a não ser dourado, isso já foi dito milhares de vezes pelos designers... a cor dourada é muito cara para ser utilizada em tão grande escala! Por isso não acho que dourado ficaria melhor no Mata Nui, este esquema de cores até não está nem um pouco ruim.


Gelu escreveu:eu tb acho o melhor large set e sem duvida o skopio tem um design espectacular mas acho k de todos os large sets os melhores foram os deste ano mesmo

Eu não acho, estou decepcionado com o Tuma, Fero & Skirmix, Baranus V7 e o próprio Mata Nui em comparação com outros "large sets" equivalentes de outros anos.
O Tuma e o Fero & Skirmix na minha opinião não são ruins, mas se formos comparar com, por exemplo, o Brutaka, ou com o Hydraxon, de 2006 e de 2007, respectivamente, não vemos uma construção tão inovadora. E o design, embora seja bom, não é tão bom quanto alguns sets de anos anteriores.

O Baranus V7 também não está ruim, mas não mostra uma construção tão boa - sim, a carruagem é muito útil dentro do contexto deste ano, mas ela foi desenhada para Agori! Não para Glatorian, ou seja, os "verdadeiros gladiadores" (ao menos era suposto de que os Glatorian lutassem mais do que os Agori) ficaram sem muitas coisas especiais. E agora, comparando o Baranus V7 a um set do mesmo porte dele, o Rockoh T3, de 2008, fica evidente de que o Rockoh T3 tem mais funções e um desenho mais padronizado (podem notar que o esquema de cores do Spikit não é tão organizado).

E o Mata Nui... não é ruim, mas comparem ele com o Takanuva de 2008, ou com o Maxilos & Spinax, com o Vezon & Fenrakk, com a Cahdok & Gahdok ou com os Manas.
Estes dois últimos podem não ter peças tão especiais, portanto um design não tão nítido, mas por outro lado, possuiam uma construção bem mais complexa, inovadora, e bem mais funções.
Quanto aos outros 3 sets do mesmo porte do Mata Nui citados acima, bem, eles são bem melhores em certos pontos como:
Função: Maxilos (seu torso é flexível)
Design: Takanuva (design bem mais organizado)
Construção: Fenrakk (seu corpo, cabeça e patas são mais "sólidos", mesmo sem utilizar tantas peças especiais como o Mata Nui).

Não quero dizer que este ano foi ruim em termo de large sets (pelo contrário, temos o Skopio XV-1, o Thornatus V9 e Kaxium V3, que são sets muito bons), mas que houveram anos com alguns sets melhores, e outros piores. Não há porquê generalizar um ano inteiro e dizer que foi melhor, até porque cada conjunto que a Lego lança cumpre a função de agradar gostos diferentes, e servir para coisas diferentes.
Por exemplo:
O set do Toa Tahu, de 2001, assim como os outros Toa, cumpria a função de:
- figura de ação
- brinquedo montável
- possuia funções de engrenagens
As engrenagens eram sua função especial, os balljoints lhe tornavam uma figura de ação e as peças derivadas de TECHNIC lhe faziam um brinquedo montável.
Com o passar do tempo, a Lego apostou mais nas crianças que não gostavam de montar, como se nota, por exemplo, nos sets de porte pequeno/médio de 2008:
De acordo com a estória Bionicle, o mesmo Tahu de 2001 é o de 2008, porém os sets são completamente diferentes!
O set continuava sendo, como qualquer set Bionicle:
- figura de ação
- brinquedo montável
mas já não possuia engrenagens, e era consideravelmente maior do que a sua versão original, além de ser mais articulado. É lógico que continuava sendo montável, mas as articulações mostram que a sua prioridade (da Lego) passou a ser o primeiro fator: figura de ação.

O mesmo se aplica a qualquer outro set.
Por exemplo, o titan Mata Nui e o set Manas:
O primeiro tem mais articulações, design mais específico e peças de uso mais específico.
O segundo, por outro lado, tinha menos articulações e um design não tão específico (resultado do uso de peças com uso mais abrangente, quase que puramente TECHNIC), mas diferente do primeiro, possuia controles remotos!

Aí é que está, são coisas bem diferentes, embora pertençam á mesma marca -Bionicle-, são de anos diferentes e feitos para diferentes gostos. Portanto, embora possam ser feitas comparações, isso não quer dizer que um pode ser melhor que o outro. É a mesma coisa que comparar um jogo de ação com um jogo de esportes...

Ainda mais na questão de "melhor ano de Bionicle", um ano é bem mais abrangente, não dá para um ser melhor do que outro, todos os anos terão sets que são preferidos por uns mas que outros não gostam (tentem comparar, por exemplo, o Tanma com o Skopio XV-1).
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por brenucci Seg Jun 08, 2009 8:30 pm

Como meus professores dizem,só porque algo é diferente não quer dizer que é melhor ou pior
brenucci
brenucci
Agori
Agori

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 276
Widgets : 279
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Convidad Seg Jun 08, 2009 9:36 pm

Guiler717 escreveu:Partilho a mesma opinião sobre o Skopio, e sobre isso não há dúvidas, até porque é o set Bionicle com mais peças inclusas (sem contar os playsets).

Quanto a não ser dourado, isso já foi dito milhares de vezes pelos designers... a cor dourada é muito cara para ser utilizada em tão grande escala! Por isso não acho que dourado ficaria melhor no Mata Nui, este esquema de cores até não está nem um pouco ruim.


Gelu escreveu:eu tb acho o melhor large set e sem duvida o skopio tem um design espectacular mas acho k de todos os large sets os melhores foram os deste ano mesmo

Eu não acho, estou decepcionado com o Tuma, Fero & Skirmix, Baranus V7 e o próprio Mata Nui em comparação com outros "large sets" equivalentes de outros anos.
O Tuma e o Fero & Skirmix na minha opinião não são ruins, mas se formos comparar com, por exemplo, o Brutaka, ou com o Hydraxon, de 2006 e de 2007, respectivamente, não vemos uma construção tão inovadora. E o design, embora seja bom, não é tão bom quanto alguns sets de anos anteriores.

O Baranus V7 também não está ruim, mas não mostra uma construção tão boa - sim, a carruagem é muito útil dentro do contexto deste ano, mas ela foi desenhada para Agori! Não para Glatorian, ou seja, os "verdadeiros gladiadores" (ao menos era suposto de que os Glatorian lutassem mais do que os Agori) ficaram sem muitas coisas especiais. E agora, comparando o Baranus V7 a um set do mesmo porte dele, o Rockoh T3, de 2008, fica evidente de que o Rockoh T3 tem mais funções e um desenho mais padronizado (podem notar que o esquema de cores do Spikit não é tão organizado).

E o Mata Nui... não é ruim, mas comparem ele com o Takanuva de 2008, ou com o Maxilos & Spinax, com o Vezon & Fenrakk, com a Cahdok & Gahdok ou com os Manas.
Estes dois últimos podem não ter peças tão especiais, portanto um design não tão nítido, mas por outro lado, possuiam uma construção bem mais complexa, inovadora, e bem mais funções.
Quanto aos outros 3 sets do mesmo porte do Mata Nui citados acima, bem, eles são bem melhores em certos pontos como:
Função: Maxilos (seu torso é flexível)
Design: Takanuva (design bem mais organizado)
Construção: Fenrakk (seu corpo, cabeça e patas são mais "sólidos", mesmo sem utilizar tantas peças especiais como o Mata Nui).

Não quero dizer que este ano foi ruim em termo de large sets (pelo contrário, temos o Skopio XV-1, o Thornatus V9 e Kaxium V3, que são sets muito bons), mas que houveram anos com alguns sets melhores, e outros piores. Não há porquê generalizar um ano inteiro e dizer que foi melhor, até porque cada conjunto que a Lego lança cumpre a função de agradar gostos diferentes, e servir para coisas diferentes.
Por exemplo:
O set do Toa Tahu, de 2001, assim como os outros Toa, cumpria a função de:
- figura de ação
- brinquedo montável
- possuia funções de engrenagens
As engrenagens eram sua função especial, os balljoints lhe tornavam uma figura de ação e as peças derivadas de TECHNIC lhe faziam um brinquedo montável.
Com o passar do tempo, a Lego apostou mais nas crianças que não gostavam de montar, como se nota, por exemplo, nos sets de porte pequeno/médio de 2008:
De acordo com a estória Bionicle, o mesmo Tahu de 2001 é o de 2008, porém os sets são completamente diferentes!
O set continuava sendo, como qualquer set Bionicle:
- figura de ação
- brinquedo montável
mas já não possuia engrenagens, e era consideravelmente maior do que a sua versão original, além de ser mais articulado. É lógico que continuava sendo montável, mas as articulações mostram que a sua prioridade (da Lego) passou a ser o primeiro fator: figura de ação.

O mesmo se aplica a qualquer outro set.
Por exemplo, o titan Mata Nui e o set Manas:
O primeiro tem mais articulações, design mais específico e peças de uso mais específico.
O segundo, por outro lado, tinha menos articulações e um design não tão específico (resultado do uso de peças com uso mais abrangente, quase que puramente TECHNIC), mas diferente do primeiro, possuia controles remotos!

Aí é que está, são coisas bem diferentes, embora pertençam á mesma marca -Bionicle-, são de anos diferentes e feitos para diferentes gostos. Portanto, embora possam ser feitas comparações, isso não quer dizer que um pode ser melhor que o outro. É a mesma coisa que comparar um jogo de ação com um jogo de esportes...

Ainda mais na questão de "melhor ano de Bionicle", um ano é bem mais abrangente, não dá para um ser melhor do que outro, todos os anos terão sets que são preferidos por uns mas que outros não gostam (tentem comparar, por exemplo, o Tanma com o Skopio XV-1).

pois tens razao mas e apenas a minha opiniao e claro k adoro alguns sumer sets d'outros anos mas no geral acho k os deste ano tao ligeiramente melhores

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Toa Nujaka Seg Jun 15, 2009 8:47 pm

fixe, botaram a mask antiga pq eh maior q a nova
Toa Nujaka
Toa Nujaka
Agori
Agori

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 288
Widgets : 96
Reputação : 3


http://mln.lego.com/en-us/Publicview/arthur1099.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Lhikan Dom Jun 21, 2009 3:31 pm

Não me parece que tenham melhorado muito...... e falava eu mal da versão canister... ai ai.... Crying or Very sad
Lhikan
Lhikan
Lider
Lider

Masculino

Idade : 35
Mensagens : 2441
Widgets : 229
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Guiler Dom Jun 21, 2009 8:59 pm

Lhikan escreveu:Não me parece que tenham melhorado muito...... e falava eu mal da versão canister... ai ai.... Crying or Very sad

Concordo plenamente. Não há, praticamente, inovações notáveis no processo de construção deste titan, e o design não está também tão padronizado (vejam que, mais ou menos na parte do abdomen, ele tem "tendões pneumáticos" soltos e á mostra Mad ). A sua espada e suas mãos até estão bem feitas, mas ele me parece muito pescoçudo e suas armaduras laterais são muito pequenas em relação aos ombros, além de serem demasiadamente saltadas para fora pale

De qualquer modo, eu acho que este titan está bem melhor do que a sua forma de canister, não necessariamente em design, mas em construção (se bem que, nem este e nem o set de canister possuem inovações na construção, podemos dizer) e é claro, em peças.

Mas como eu disse, nenhum dos dois Mata Nui realmente me interessa...
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Kevyn Seg Jun 22, 2009 1:26 am

Particularmente preferiria Matanui Legend!

além de ser muito mais barato (previsão do futuro Laughing ) tem mais estilo que o matanui titan.

matanui titan tem seus defeitos, e seus benefícios, como o set MataNui Legend também tem.

Agora vem do gosto de cada um, gostar ou não desse novo set.






Nessa foto ele poderia ficar "feio" aos olhos de alguns, acho que foi pela posição da foto,
onde suas pernas ficaram menores, dando uma impressao meio que subliminar ao set.
( Surprised )

Imaginem-o de pé normalmente e comentem.
Eu o achei mais atraente ver ele nessa forma.

Kevyn

Masculino

Mensagens : 20
Widgets : 27
Reputação : 0


http://bioniclecommunity.site90.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Convidad Sex Jun 26, 2009 2:42 pm

novidades mais imagens de mata nui em titan vejam e e verdade meteram a ignika dourada Exclamation e vejam tb a comparaçao do seu tamnho com a do jaller fogo deve ser ainda maior do k o takanuva Neutral :
Chega um novo titan... MATA NUI! Sspx0410Chega um novo titan... MATA NUI! Sspx0386
Chega um novo titan... MATA NUI! Sspx0389
[img]http://www.brickshelf.com/gallery/varderan/titanmata/sspx0436.jpgimg]
Chega um novo titan... MATA NUI! Sspx0394
Chega um novo titan... MATA NUI! Sspx0424

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por eskeleto532 Sex Jun 26, 2009 6:10 pm

affraid affraid affraid affraid affraid

eu sabia que ele seria fantastico Cool

amasing
AMASING

e é ENORME e FANTASTICO

WOW affraid
eskeleto532
eskeleto532
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 891
Widgets : 544
Reputação : 0


http://profile.imageshack.us/user/eskeleto532/

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por pipowwe Sáb Jun 27, 2009 12:32 am

Bem foi como eu disse, nao e muito interessante mas tem coisas positivas, so por ter a mascara dourada dame mais vontade de comprarlo, mas penso que ter 3 tipos de cores do estilo amarelo( dourado, amarelo mais claro e amarelo alaranjado) fica um bocado mal pois acho que nao favoreçe o aspecto do set em si Wink
Mas continua a ser um set bom em termos de pelas;)
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Toa Nujaka Dom Jun 28, 2009 6:08 pm

ainda esta bom, se der, levo um
Toa Nujaka
Toa Nujaka
Agori
Agori

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 288
Widgets : 96
Reputação : 3


http://mln.lego.com/en-us/Publicview/arthur1099.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Xoninhas Seg Jun 29, 2009 12:34 am

Pois, o set em si não está horrível como tinha ficado no catálogo (aquela pose... Sucked) mas impõe-se ainda uma questão: O que é que se passa com aquele PESCOÇO? Não ficou muito bem esse pescoço longo, mas quer tenha um pescoço longo ou não, eu tenho de o ter para a minha colecção.
Xoninhas
Xoninhas
Honra
Honra

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 1893
Widgets : 214
Reputação : 0


http://mln.lego.com/en-us/Publicview/xoninhas11.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Dinonemesis Seg Jun 29, 2009 12:12 pm

O que eu vi na lego shop e diferente não tem essas cenas nas pernas e a arma não e assim... confused
Dinonemesis
Dinonemesis
Glatorian Secundário
Glatorian Secundário

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 502
Widgets : 523
Reputação : 1


http://bionicleportal.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Lhikan Seg Jun 29, 2009 12:37 pm

Vá lá...... a história da máscara até está fixe ( dourada e tal.....) e as mãos também me parecem ok..........
Veremos o resto quando saír...
Lhikan
Lhikan
Lider
Lider

Masculino

Idade : 35
Mensagens : 2441
Widgets : 229
Reputação : 0


Ir para o topo Ir para baixo

Chega um novo titan... MATA NUI! Empty Re: Chega um novo titan... MATA NUI!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos