GA BIONICLE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

zeebo.

3 participantes

Ir para baixo

zeebo. Empty zeebo.

Mensagem por zaktan Dom Jan 03, 2010 12:20 am

Texto retirado daqui: http://www.zeebobrasil.com/forum/index.php?/topic/293-2009-um-grande-ano-para-todos/


Há mais ou menos um ano, quando fiquei sabendo da iniciativa da Tectoy de lançar um console "nacional", eu levei uns certos meses para me dar conta do que isso poderia representar. E não foi só as oportunidades para os desenvolvedores locais que me animaram, a chance de que fossem erguidos os primeiros tijolos de um real mercado nacional também me animaram bastante.
Mas nesse ponto começaram a surgir as primeiras questões como por exemplo: "O Brasil poderia realmente produzir um console competitivo?" ou ainda, "Será que não haverá uma resistência dos consumidores apenas por ser um videogame brasileiro?". E isso porque eu ainda não sabia que seria adotado o sistema de distribuição digital.

De uma forma geral, fiquei bem animado. A anos sonhava com a oportunidade de ver nosso mercado existir, e sabia que o Zeebo poderia ser o primeiro passo nessa direção. A primeira vista, o pouco que era divulgado já bastava para encher nossos olhos de esperança: Distribuição digital, utilização da rede 3G sem custos para o usuário, jogos em Português e posteriormente o acelerômetro.
Um pouco desse ânimo se foi quando os primeiros jogos foram mostrados, gráficos de 4 gerações atrás, imagens borradas, títulos antigos e um foco de mercado que não dava pra entender - as crianças com idade aproximada de 8 anos. Outro fator marcante para a formação da opinião dos consumidores foi seu preço - R$499,90 - Um valor próximo ao de consoles como o PS2 e o Xbox, que já estavam estabelecidos e possuiam potência e catálogos bem maiores.

Mesmo com todos esses fatores, eu arrisquei, acessei um site de compras, digitei zeebo no campo de busca e poucos minutos depois eu estava com um papel impresso confirmando minha compra. Poucos dias depois, o console chegava em minha casa, corri para abrí-lo, tirei algumas fotos (que você pode ver aqui) e liguei-o na TV. Logo de cara algumas coisa me chamaram atenção: O Design bem feito e muito belo, o quão leve o console era (pesando menos do que a fonte de alimentação de qualquer um dos consoles nexgen) e o baixo consumo de energia. Porém alguns problemas me surpreenderam: atrasos na atualização, demora na resposta dos controles, interface lenta e baixa resolução de tela (algo que em parte já era previsto por mim). Mas não desanimei, tive esperanças de que o futuro me aguardava jogos bacanas e muita diversão.

Nesse meio tempo, eu já fazia parte do fórum Zeebo (que naquela época se chamava fórum Zeebo Brasil devido a parceria com o BLOG Zeebo Brasil), algumas discussões eram realmente interessantes, e alguns episódios marcaram toda a comunidade do Zeebo. Pouco tempo depois, o blog Zeebo Brasil colocou um anúncio de que estava a procura de redatores. Algumas pessoas se interessavam mas poucas realmente tiveram coragem de se candidatar (não sei se tinham medo ou algo assim), de qualquer forma eu fui e enviei um email para o criador do BLOG (o nosso amigo RssV), no dia seguinte eu já constava na lista de colaboradores do BLOG e já realizava a primeira postagem - um artigo sobre Shigeru Myamoto criticando o sistema de distribuição digital.

Muitas coisas aconteceram nesse período, entre elas: O lançamento do primeiro jogo da série Extreme (o Rolimã) marcando assim o ínicio de uma boa série de jogos do console, também tivemos nesse mesmo período o lançamento do joystick boomerang e o anúncio da Fishlabs como desenvolvedora. Tivemos alegrias e decepções como quando lançaram o Resident Evil 4 e o Ridge Racer - nunca vou esquecer (e creio que a Tectoy também não) das mais de 300 respostas no Tecblog criticando a baixa qualidade dos lançamentos.

Pouco depois o Zeebo passou por uma estiagem de notícias e jogos e ficou bem difícil manter um ritmo constante de atualizações no BLOG. Mesmo assim corremos atrás e trouxemos entrevistas com a Ideaworks3D e com o André Penha (com o apoio da comunidade do fórum), mas mesmo assim, ficava difícil manter um Blog atualizado. Pensando nisso, tivemos (quando digo tivemos, quero me referir ao RssV e eu) a idéia de transformar o Blog em um fórum, ou seja, algo mais dinâmico e com uma participação ativa da comunidade. Mas a idéia foi má interpretada por diversas pessoas, o que resultou em uma discussão que perdura até hoje, mas não convém tocar nesse assunto agora.
Mesmo com todas as dificuldades, montamos o fórum, organizamos, migramos alguns conteúdos do Blog e ficamos a espera de usuários. Alguns poucos apareceram e ajudaram o fórum a dar seus primeiros passos, sempre com bastante dificuldade, mas nunca desanimamos.

Apesar de tudo, mantivemos o ritmo de reviews e postagens e ainda conseguimos algumas coisas interessantes como a entrevista com a Gamevil. Aos poucos o número de membros começou a crescer, as notícias do Zeebo pintaram, novos jogos foram lançados e hoje podemos dizer que o fórum vive e dá seus passos na direção certa.

Não temos patrocínio, ajuda financeira ou até mesmo anúnciantes que possam gerar renda ou minimizar os gastos e custo de manter a estrutura do fórum ativa. Mas isso não deixa que o desânimo apareça, estamos sempre fazendo nossa parte, buscando as notícias, mantendo contatos e claro, se chegamos a ser alguma coisa é por causa de todas as pessoas que diariamente frequentam o Zeebo Brasil e ajudam a construir o conteúdo.

Para mim é um orgulho poder dizer que faço parte do Zeebo Brasil, que ajudei a formar opiniões por todo o Brasil, que em alguns momentos pude ser a voz de todos consumidores do Zeebo perante as produtoras. Mas acima disso, tenho orgulho em ter todo o apóio de vocês e de ter grandes amigos como o RssV. Não construi nada disso sozinho e meu mérito não é maior do que o de nenhum de vocês que estão lendo isso, mas mesmo assim, é uma honra dizer que tudo que fiz foi por paixão pelos Games e em especial, paixão pelo Zeebo.

Muitas coisas ainda nos aguardam e tenho certeza que 2010 será um ano especial para o Zeebo.

Obrigado à todos que a cada dia ajudam a construir o Zeebo Brasil.

Tenham todos um Feliz Natal e um ótimo ano de 2010.

O Poser Metal(criador do texto) é um amigo meu e eu participo do fórum, vão lá e participem, e eu também tenho um zeebo (zeebo é um videogame brasileiro). Não sei porque, mais o poser me lembra o guiler Rolling Eyes .
zaktan
zaktan
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Mensagens : 925
Widgets : 1053
Reputação : 5


Ir para o topo Ir para baixo

zeebo. Empty Re: zeebo.

Mensagem por Lumix Dom Jan 03, 2010 12:58 am

Zeebo, eu nunca tinha ouvido falar scratch mas o forum, o que que se faz lá Question E como são os jogos mais recentes Question
Lumix
Lumix
Lider
Lider

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 2113
Widgets : 2232
Reputação : 11


http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi

Ir para o topo Ir para baixo

zeebo. Empty Re: zeebo.

Mensagem por zaktan Dom Jan 03, 2010 1:06 am

Lumix escreveu:Zeebo, eu nunca tinha ouvido falar scratch mas o forum, o que que se faz lá Question E como são os jogos mais recentes Question
O fórum é um fórum comum de videogames, só que apontado pro zeebo. Entra lá e vê, tem umas análises minhas dos meus jogos de nintendo ds. E sobre os jogos, digo uma coisa: não são as mil maravilhas, mas são ótimos. Os gráficos não são em HD (ele não foi feito para tvs de lcd, e sim para tvs pequenas e normais), mas os gráficos são lindos. ele tem um boomerang que pode ser comprado separadamente (boomerang é o nome de um controle pro zeebo), que dá mais realismo ao jogos, eu tenho esse controle e a jogabilidade perfeita, parece que eu estou mesmo dirigindo os jogos de verdade! Smile Ele vem apenas com um só controle comum (é o z-pad, esse controle é comum), mas o preço é barato e o custo-benefício é muito bom! E para quem mora em Portugal, uma dica, compre o zeebo, mas o melhor é importar do Brasil já que sai mais barato.
zaktan
zaktan
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Mensagens : 925
Widgets : 1053
Reputação : 5


Ir para o topo Ir para baixo

zeebo. Empty Re: zeebo.

Mensagem por tnccs Dom Jan 03, 2010 3:54 am

zeebo,mmhhhh... já ouvi nalgum lado...
tnccs
tnccs
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 711
Widgets : 775
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

zeebo. Empty Re: zeebo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos