GA BIONICLE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hero Factory, os substitutos de Bionicle

+14
Axel_Firegon
kiina21
Toa Nujaka
chibi vezon
gresh1
Luminax
Dinis25
CaveShinobi
zaktan
tnccs
Lumix
Guiler
Pedro DM
pipowwe
18 participantes

Página 1 de 15 1, 2, 3 ... 8 ... 15  Seguinte

Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Qua Dez 23, 2009 9:02 pm

e agora eu apresentovos os bionicle de 2010 V2, mais propriamente a linha que vai substituir o bionicle, que e igual aos bionicles LOL
Hero Factory, os substitutos de Bionicle 4208158769_8744f2194a_b
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Convidad Qua Dez 23, 2009 9:32 pm

fixe boa descoberta Wink mas onde e k foste buscar isso?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Qua Dez 23, 2009 10:46 pm

eurobrick
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Pedro DM Qua Dez 23, 2009 10:56 pm

porque substituir,só porque tem peças iguais a do bionicle não quer diser que é a linha vai substitui-lo pois muitos legos usam peças do bionicle :ben 10,power miners, ex-force,etc.Estou certo ? Rolling Eyes
Pedro DM
Pedro DM
Agori
Agori

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 246
Widgets : 281
Reputação : 1


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Qui Dez 24, 2009 12:58 am

pedro dm escreveu:porque substituir,só porque tem peças iguais a do bionicle não quer diser que é a linha vai substitui-lo pois muitos legos usam peças do bionicle :ben 10,power miners, ex-force,etc.Estou certo ? Rolling Eyes

Vão sim substituir, a própria Lego aifrmou o fim do tema Bionicle, e ainda avisou que seria substituído por uma nova linha de figuras de ação, "mais flexíveis", além de terem dito que não é Ben 10.

Quanto á linha nova, pelo pouco que dá para ver, eles me lembram uns Neo Shifters de Mega Bloks Suspect . É claro, ficamos á espera de mais imagens para vermos mais detalhes What a Face
Mas se não trouxerem de volta algumas cores como marrom (castanho), verde água, roxo e verde original não me apetece nada investir neste tema, seriam só "mais do mesmo" No

Já agora, seria melhor dividir o tópico, para criá-lo na seção "Assuntos (não Bionicle)". Apesar da superficial semelhança que estas primeiras imagens nos trazem, esta linha declaradamente não é Bionicle.
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Qui Dez 24, 2009 1:42 am

LEGO®️ HERO FACTORY out in August in NZ

7164 Preston Stormer
7165 Natalie Breez
7167 William Blaze
7168 Duncan Bulk
7169 Mark Surge
7170 Jimi Stringer
7147 XPlode
7148 Meltdown
7156 Corroder
7157 Thunder

CURIOSIDADE: No inicio irá ter na caixa o nome ainda Bionicle, so mais para a frente devera de deixar de ter a dizer isso... por isso podemos afirmar que sao bionicles? mundo diferente? lol
nao perçebi isto muito bem, mas se ampliarmos da para ver que em cima das caixas pareçe tar la escrito bionicle... provavelmente eles eram para ser do bionicle, agora deveram ser so hero factory?
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Qui Dez 24, 2009 2:03 am

pipowwe escreveu:LEGO®️ HERO FACTORY out in August in NZ

7164 Preston Stormer
7165 Natalie Breez
7167 William Blaze
7168 Duncan Bulk
7169 Mark Surge
7170 Jimi Stringer
7147 XPlode
7148 Meltdown
7156 Corroder
7157 Thunder

CURIOSIDADE: No inicio irá ter na caixa o nome ainda Bionicle, so mais para a frente devera de deixar de ter a dizer isso... por isso podemos afirmar que sao bionicles? mundo diferente? lol
nao perçebi isto muito bem, mas se ampliarmos da para ver que em cima das caixas pareçe tar la escrito bionicle... provavelmente eles eram para ser do bionicle, agora deveram ser so hero factory?

Como as imagens do catálogo são preliminares, talvez o Bionicle seja retirado (também percebi o logotipo). Já agora, estes nomes me parecem bem vagos (alguns como "Thunder" assemelham-se a nomes das linhas antecessoras [Throwbots/Slizers e Roboriders]).

Aparentemente, eles devem contar com só alguns detalhes disfarçados para possuírem uma estória (até porque a estória Bionicle vai continuar - o que implica em dizer que os empregados da Lego a tal função vão continuar exercendo-a, não deixando meios para desenvolver uma estória oficial desse novo tema). Mesmo assim, eu ainda acho que eles possuam uma estória oficial, apesar dos detalhes. Simplesmente não faz a cara da Lego fazer um tema de figuras de ação "pós Bionicle" sem estória oficial, uma vez que isso impulsionou as vendas de Bionicle.
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Lumix Qui Dez 24, 2009 2:28 am

Parece-me que não vou gostar destes substitutos Evil or Very Mad mas eu também ainda não vi nada.
Pode ser que os sets até sejam bons mas a história não me parece grande coisa. Acostumei-me com os bionicle a ter nomes não humanos, não sei se gostam de ter nomes humanos lá mas eu preferia que não
Também não gosto nada do nome HERO FACTORY Mad
Lumix
Lumix
Lider
Lider

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 2113
Widgets : 2232
Reputação : 11


http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Qui Dez 24, 2009 2:36 am

eu concordo contigo... eu ate tava a gostar dos sets, mas quando soube o nome da linha e das personagens fiquei decepicionado, e quando soube que eles iam utilizar o bionicle para venderem mais no inicio fiquei irritado... herois? ya tabem, mais flexivel ne? aos miudos.... superherois a caminho? WTF
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Qui Dez 24, 2009 4:30 am

Pois é, ainda não podemos julgar os sets (mas já dá para notar que não vão trazer cores como marrom, verde original, verde água e roxo Rolling Eyes ) direito, mas já temos os nomes, que já não dão uma boa impressão.

Nomes humanos não necessariamente indicam presença de humanos numa possível estória oficial, mas já contrastam com a situação, o que é que esses nomes tem a ver com os sets, afinal? Com Bionicle tinhamos a institucionalização de que eram "seres biomecânicos", e os nomes incomuns eram bem fixes.

E o próprio nome da linha não é tão "épico". Fábrica de heróis? Apesar destas questões, o que nos resta é esperar. A Lego não pode, simplesmente, abrir mão da qualidade dos sets só porque uma linha mudou. Aí encontra-se uma grande oportunidade da Lego inovar mais do que em 2008-2010. Espero que a Lego aproveite esta oportunidade com sets decentes.

E também, se os sets tem qualidade, é o que importa. A estória oficial sempre foi o de menos.
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Convidad Qui Dez 24, 2009 12:14 pm

agora qd vi isto pensei "fogo vao de mal a pior" primeiro pelo titulo parece dakeles brinquedos pra miudos "Hero Factory" (fábrica de herois? Suspect por favor podiam ter posto algo decente...)
tb reparei nas imagens k tinha la escrito "bionicle" pelo menos parecia mas se este nao vai ser o titulo dos novos sets k vao substituir o verdadeiro bionicle entao e lame da parte deles pk tao a meter um tema k nao tem nada a ver kom estes novos sets mas como voces ja dixeram talves seja pra vender mais por ter esse titulo o k fax deles mais uma vex lames...mas pronto vamos ver o k isto vai dar...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Qui Dez 24, 2009 5:02 pm

Através deste Link ficamos sabendo de mais alguns detalhes sobre os nomes. O nome do "William Blaze" é na verdade "William Furno". E o dos sets grandes são "Van Nebula" e "Rotor" (isso mesmo, esse último é o que possui a hélice -um nome bem óbvio, no mínimo-)
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Sáb Dez 26, 2009 1:45 am

Através do link:
http://www.flickr.com/photos/gerjanlennips/page2/
podemos ver umas imagens maiores, porém ainda embassadas. De qualquer forma, os detalhes estão bem mais perceptíveis do que antes.

Aparentemente vão continuar com uma linha ao padrão dos Stars (canister sets que na verdade são pequenos [como os Av-Matorans e Agori] vendidos em canisters pelo preço dos canister sets de 2001-2005) e uma outra, com quatro caixas, possivelmente do preço dos Exo-Force comuns, além de dois sets grandes.

Se eu não me enganei quando olhei, parece que a linha dos pacotes terá uma construção básica, como os Stars, mas vão ter uma boa quantia de peças novas, como nota-se o corpo. Mas ainda, vendo o Duncan Bulk (o prateado), até parece que possuirão membros novos, um possível híbrido entre membros da geração pós Piraka/Inika e da geração de sets Av-Matoran. Os sets em si parecem básicos, na mesma.

E pelo que vi, o "Rotor" (o grande com a hélice) possui, afinal, duas armaduras de Toa Inika nos braços. Uma "construção mais flexível"? Aparentemente, uma mera reutilização, uma jogada comercial que eu já esperava por parte da Lego...
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Sáb Dez 26, 2009 2:12 am

Guiler717 escreveu:Através do link:
http://www.flickr.com/photos/gerjanlennips/page2/
podemos ver umas imagens maiores, porém ainda embassadas. De qualquer forma, os detalhes estão bem mais perceptíveis do que antes.

Aparentemente vão continuar com uma linha ao padrão dos Stars (canister sets que na verdade são pequenos [como os Av-Matorans e Agori] vendidos em canisters pelo preço dos canister sets de 2001-2005) e uma outra, com quatro caixas, possivelmente do preço dos Exo-Force comuns, além de dois sets grandes.

Se eu não me enganei quando olhei, parece que a linha dos pacotes terá uma construção básica, como os Stars, mas vão ter uma boa quantia de peças novas, como nota-se o corpo. Mas ainda, vendo o Duncan Bulk (o prateado), até parece que possuirão membros novos, um possível híbrido entre membros da geração pós Piraka/Inika e da geração de sets Av-Matoran. Os sets em si parecem básicos, na mesma.

E pelo que vi, o "Rotor" (o grande com a hélice) possui, afinal, duas armaduras de Toa Inika nos braços. Uma "construção mais flexível"? Aparentemente, uma mera reutilização, uma jogada comercial que eu já esperava por parte da Lego...

é mesmo... bem que podiamos chamar a isto de bionicle v2 lol, e o XPlode tem um thornax? que raio... pelos visos afnal nao vao ter o simbolo do bionicle... outra coisa que reparei e pensei foi que eu acho que a linha chama-se Her0 e o factory deve ser o nome desta coleçao , assim como era os glatorian, phantoka, etc...
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Convidad Sáb Dez 26, 2009 3:23 am

e verdade chamam-se mesmo hero factory...k nome estupido lol...os sets kom o pouco k se ve nao me parecem la grande coisa mas pronto posso tar errado...
e e verdade ha um k parece ter um thornax launcher lol

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Sáb Dez 26, 2009 4:41 pm

TDPB escreveu:e verdade chamam-se mesmo hero factory...k nome estupido lol...os sets kom o pouco k se ve nao me parecem la grande coisa mas pronto posso tar errado...
e e verdade ha um k parece ter um thornax launcher lol

O Thornax launcher aparentemente vai ser bem utilizado pela frente. Até uns sets de temas como Power Miners e o futuro World Racers vão utilizá-lo, não acho estranho usarem-no novamente nos Hero Factory.

Quanto aos sets em si, pelo que dá para enxergar vão ter várias peças novas. Mas uma forma de construção repetida Mad (pelo menos os pequenos)
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por tnccs Qua Dez 30, 2009 4:49 am

alquém pode por imagens mais nítidas?
tnccs
tnccs
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 711
Widgets : 775
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por pipowwe Qua Dez 30, 2009 3:59 pm

tnccs escreveu:alquém pode por imagens mais nítidas?
ainda não ha, assim que ouverem seram logo aqui postadas Wink
pipowwe
pipowwe
Moderador
Moderador

Masculino

Idade : 30
Mensagens : 675
Widgets : 650
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Lumix Qui Dez 31, 2009 12:28 am

Pelo menos os em canister parecem muito mas muito piores que av-matora e agori, ficam mesmo mal, mas os outros parecem bionicle, se é para isso podiam continuar com os bionicle, agora com esta porcaria de nome Mad Mad Mad Mad Mad não vou ligar nenhuma à história deles Evil or Very Mad se os comprar só os compro para fazer mocs, assim não preciso de desmontar bionicles
Lumix
Lumix
Lider
Lider

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 2113
Widgets : 2232
Reputação : 11


http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por zaktan Qui Dez 31, 2009 12:47 am

Também vou comprar para não desmontar bionicles em mocs, porque não gostei nem um pouco! E com esse nome? Evil or Very Mad Além que uns lembram muito os inika, e tem um que parece o bitil.
zaktan
zaktan
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Mensagens : 925
Widgets : 1053
Reputação : 5


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Pedro DM Qui Dez 31, 2009 3:24 am

realmente isto não e nada legal Evil or Very Mad como diseram porque não continuaram com bionicle QUE BEM MELHOR DO QUE ESTA COISA,o bionicle vende muitooo,e a lego do nada faz isto? espero que estes sets não sejao tao comprados para a lego ver que o bionicle e um bom produto Very Happy e não um mal(ruim,que não se lique,etc)
Pedro DM
Pedro DM
Agori
Agori

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 246
Widgets : 281
Reputação : 1


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Guiler Qui Dez 31, 2009 4:03 am

Independentemente deste tema em especial vender bem ou não, a Lego com certeza tem em mente que Bionicle é um dos temas que mais lucra para a empresa.

De qualquer forma, é surpreendente ver que a Lego abandonou o nome (logotipo) Bionicle, a chave para a junção de produtos tão diversos num só tema. Além do mais, o nome de Bionicle foi capaz de abranger produtos bem diferentes uns dos outros (oras, basta notar as mudanças sofridas desde 2001 até então, e também dá para notar que os preços dos sets só vem subindo, mas a compra dos mesmos não é abandonada pelos consumidores).

E estes Hero Factory podem simplesmente ser considerados parte do período do tema Bionicle que se iniciou em 2006: Figuras pequenas e medianas sem funções de Technic, com corpos pre-desenvolvidos em relação aos anteriores e balljoints usados nos torsos, além do aumento de preço que não consequentemente quer dizer queda de lucro.

Aparentemente, apesar das críticas que muitos fãs de Bionicle dão á este novo tema, principalmente pela superficialidade das nomenclaturas oficiais (o nome do tema, Hero Factory, e alguns nomes dos conjuntos da linha, que diferem do contexto da linha predecessora, Bionicle), se ele se manter no padrão desenvolvido (basicamente, figuras de ação com balljoints) em 2006 para figuras medianas e em 2008 para figuras estruturalmente pequenas, mas não necessariamente por preço de figuras pequenas, tenho certeza de que o tema sobreviverá (tema ou uma mera reutilização?).

Em relação aos sets de tamanho médio (os "canister sets"):
Qual é a razão para termos um pequeno número de figuras com uma construção diferente á dos Toa Inika, desde 2006? A reutilização de algo bem lucrativo, como foi com os PIraka e Inika, é uma resposta típica da Lego, e não deixa de ter razão. Com estes Hero Factory, não deve ser diferente. Novas máscaras, armas e nomes, mantendo o mesmo padrão. Superficiais mudanças já fazem muitos consumidores consumirem um set, que nem é tão diferente de outro. Não é necessariamente falta de qualidade, é só uma jogada de marketing. A Lego não se importa mais em inovar em cada produto singular que comercializa, aliás, pelo limite da relação de preço por peças possível, é bem mais conveniente (e não deixa de ser lucrativo) reutilizar.

Mas vale notar que em 2006, uma das respostas á alta lucratividade da linha Bionicle foi a inovação, que impulsionou diversos MOCers a comprar os sets que tinham uma boa quantia de peças novas. Infelizmente, as peças novas da atualidade não passam de máscaras ou armas.

Se estes Hero Factory se apresentarem como reutilização de prévias construções, não pretendo (asim como aos Bionicle Stars) comprá-los, nem para MOCing. É aparentemente bem mais valoroso buscar por outras saídas, desde outros temas mais divergentes na forma de construção á compra de peças avulsas. Não acho que seja tão exótico ou ruim que a Lego mude as superficialidades (nomes e detalhes) e mantenha o mesmo tema que temos desde 2006. É um ato que qualquer empresa poderia arriscar-se a executar.
Guiler
Guiler
Admin
Admin

Masculino

Idade : 29
Mensagens : 6343
Widgets : 1740
Reputação : 7


http://guiler-717.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por tnccs Qui Dez 31, 2009 4:43 am

realmente, grande parte da evolução bionicle, apesar de existir novas armaduras, prenas ,máscaras,etc.,foi baseada na reutilização. os toa nuva são basicamente toa mata, mas com armaduras e isso tudo!os borok kal são quase iguais aos borok normais, mas com cores diferentes e armas!claro que há sempre grandes mudanças, como no início do ano 2004, os toa metru! o maior salto inovatório que já vi!

mais uma coisa em que tens razão, é que a lego faz muito disso, alterar nomes e otras superfícialidades e PUF!temos uma nova linha!sem ofensa á lego, mas acho que está a ficar cada vez mais parecidas com a megablog pale .
nota:acho que a qualidade das peças está a diminuir. algumas das vossas pessas novas como aquelas que eram usadas para mãos e outras com aquela espécie de abertura em forma de pinça que segura as bolas dos braços (provavelmente não me percebem) partem-se?as minhas (novas) tão se sempre a partir!
tnccs
tnccs
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 711
Widgets : 775
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Lumix Qui Dez 31, 2009 5:23 am

As minhas também se partem pale
Lumix
Lumix
Lider
Lider

Masculino

Idade : 27
Mensagens : 2113
Widgets : 2232
Reputação : 11


http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi

Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por tnccs Qui Dez 31, 2009 3:40 pm

também? e as tuas antigas, partiam-se? as minhas não.apenas começaram a partir quando o plástico (acho eu, comecei a sentir uma textura diferente do plástico antigo) mudou.
tnccs
tnccs
Glatorian Principal
Glatorian Principal

Masculino

Idade : 28
Mensagens : 711
Widgets : 775
Reputação : 3


Ir para o topo Ir para baixo

Hero Factory, os substitutos de Bionicle Empty Re: Hero Factory, os substitutos de Bionicle

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 15 1, 2, 3 ... 8 ... 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos